Canais digitais

Canais digitais

Gostaria de começar compartilhando uma visão que tenho sobre o futuro do e-commerce, que hoje é um dos termos usados para nomear o comércio eletrônico que consiste em compra e venda pela internet.

Logo, podemos entender que o e-commerce é uma funcionalidade em diversas outras no universo dos canais digitais.

Em um canal digital, as pessoas podem interagir com uma marca em nível de relacionamento e comercial. Esse canal digital pode ser uma ferramenta de blog, e-commerce, ou um site institucional, uma plataforma de banking ou de programa de fidelidade.

Todos esses pontos de interação com o cliente são considerados canais digitais, mas em muitos casos as empresas descentralizam as informações, o que contribui para que cada canal ofereça uma experiência diferente ao usuário.

Essa pode não ser a melhor opção, por isso as tendências que estão surgindo visam centralizar informações da empresa em um ambiente digital 20 Conceitos importantes completo e estruturado, que permita que o usuário tenha acesso à mesma experiência, independente do seu ponto de contato com a marca e também, permite que qualquer operação da empresa seja ela offline ou online, tenha acesso às mesmas informações.

Mudar esse mindset pode ser difícil, ainda mais quando muitas empresas caminham em busca de se tornarem pioneiras nessa visão de canal digital, mas o mercado prevê que para alcançar melhor performance, maior competitividade e alcançar resultados surpreendentes, requer que as empresas não fiquem dependentes de estratégias fáceis e padronizadas.

Apesar de o e-commerce ser bastante utilizado hoje em dia como um canal distinto e muitas vezes como veículo principal de vendas, é importante que as empresas percebam a necessidade de mudar a mentalidade de que uma loja online é o canal mais importante de interação com o cliente.

A ideia é que no futuro o comércio eletrônico seja tratado como uma funcionalidade dentro dos canais digitais e não o meio mais importante.

Faz sentido pensar no e-commerce como uma funcionalidade que faz parte de uma estrutura maior e unificada por uma boa estratégia que centraliza as necessidades mais importantes do consumidor: compra, experiência, atendimento e outros.

É dentre muitas outras variações, um universo completo

Voltar para o blog

Deixe um comentário