Marketplace

Marketplace

É impossível falar de marketplace sem citar a Amazon como grande precursor deste modelo de negócio que já é utilizado por grandes varejistas em todo o mundo, se tornando cada vez mais comum, principalmente no mercado brasileiro.

A expansão de marketplaces no Brasil deu início em 2006, quando varejistas online com grandes tráfegos, começaram a aumentar o sortimento dos produtos oferecidos, adicionando lojas menores e especializadas em diversos nichos ou segmentos, para venderem em seu canal.

As vantagens para esses grandes players do mercado adotarem a estratégia de marketplace é utilizar o seu canal digital como plataforma intermediária entre lojas e consumidores.

Com estas lojas utilizando o canal, aumenta-se a variedade de produtos e diminui a necessidade por espaços para estoque, ficando por conta dos lojistas o processo de estoque e logística dos pedidos.

Para os lojistas, as vantagens ficam por conta do alcance, comunicação e facilidade que essas plataformas podem oferecer.

Ao optar por vender produtos em um marketplace, diminui-se (sem anular) a necessidade de cria- 36 Modelos de Negócios ção de um e-commerce próprio, dependendo do momento que seu negócio está vivendo.

Além disso, aumenta as chances de ter acesso a compradores pelo alto volume de acessos que estes marketplaces têm. Em ambos os casos, existem riscos relacionados a reputação de marca, mas mesmo assim é um modelo de negócio que pode ser aproveitado por diversas empresas, já que existem diferentes tipos de marketplaces, como os focados em negócios B2B, negócio B2C, ou negócios C2C, ou ainda os famosos marketplaces de nicho.

Seja como for, marketplace é uma estratégia perfeita para fazer com que seu negócio tenha uma nova fonte de receita, isso porque você consegue adicionar diferentes itens no catálogo que podem complementar outros produtos.

É possível melhorar a estratégia de SEO da sua empresa ao adicionar novos produtos para ranquear nos buscadores, isso claro, somado a uma estratégia de conteúdo elaborada. Nos últimos anos, os marketplaces também estão virando alternativas para a transformação digital de shopping centers que trabalhavam unicamente com o comércio offline.

Em minha carreira, tive a oportunidade de participar da digitalização de grandes centros comerciais, acompanhando de perto a estratégia aplicada e o desenvolvimento destes canais que possuem regras de negócios interessantes e que beneficia os lojistas e incentiva a omnicanalidade.

Em todos os processos de transformações digitais que vivi, entendi que o grande segredo para o sucesso é começar por baixo. Para então poder ser testado, avaliado e melhorado.

Já vi alguns projetos que começaram de cima, tendo que voltar alguns passos para recomeçar a operação em menor escala, e vi também diversos projetos que começaram com MVPs (Minimum Viable Product) e MVOs (Minimum Viable Operation) tendo sucessos 37 Modelos de Negócios absolutos.

Por experiência, posso dizer que você pode até ter o dinheiro para investir, mas o sucesso vem com o tempo e com o aperfeiçoamento da operação e time. Em desafios assim, já transformei indústrias, shoppings, food services, deliveries, marketplace de serviços, sistemas de pagamentos, mercados e muito mais

Voltar para o blog

Deixe um comentário